O erro chega sempre igual, em caixas de entrada de empresas que nunca mandaram spam: "451 4.7.650 — The mail server [IP] has been temporarily rate limited due to IP reputation." Não é um aviso. É uma recusa no protocolo — o código 451 do SMTP significa que o servidor da Microsoft se negou a sequer aceitar a mensagem. Ela não vai para a caixa de entrada, não vai para o spam, não vai para lugar nenhum. Para quem devia recebê-la, é como se nunca tivesse sido enviada.

Isso não é um incidente raro. É uma rotina que atinge remetentes de todos os tamanhos, inclusive operações legítimas, com base de assinantes real e opt-in, no Brasil e fora dele. E o motivo alegado — "reputação de IP" — raramente vem acompanhado de qualquer explicação verificável, prazo de revisão ou canal de recurso eficaz.

O único canal oficial para contestar o bloqueio, o formulário de suporte a remetentes da própria Microsoft (olcsupport.office.com), nem sequer abre sem login: redireciona direto para uma tela de autenticação da Microsoft, exigindo que a vítima do bloqueio primeiro crie — ou já tenha — uma conta na própria empresa que a bloqueou, para então preencher um formulário automático que, segundo relatos, raramente resolve o problema. Fiz esse mesmo caminho pessoalmente: criei a conta exigida, preenchi o formulário e não recebi resposta alguma. As próprias ferramentas de status da Microsoft — que deveriam mostrar se um IP está restrito — informam que não há nenhuma restrição ativa. E mesmo assim, cada novo e-mail enviado continua voltando com o mesmo 451.

Quem é dono da caixa de entrada

A maior parte do e-mail que circula no mundo ocidental passa, hoje, por um punhado de provedores americanos — Gmail, Outlook/Hotmail e Yahoo à frente de todos. Não é uma escolha técnica neutra: é concentração de mercado, construída ao longo de duas décadas de aquisições, integração com sistemas operacionais e efeito de rede. Quem controla a caixa de entrada dominante controla, na prática, quem consegue ser ouvido por e-mail — e quem não consegue.

Um caso, entre milhares

O site mais premiado da história da internet brasileira, o gratis.com.br, tem mais de 700 mil assinantes cadastrados por opt-in e tem parte relevante de seus envios barrada por esse mesmo erro, sem qualquer explicação além do código genérico de "reputação". Não é uma reclamação isolada: o próprio fórum oficial de suporte da Microsoft está cheio de administradores de servidores relatando exatamente o mesmo problema, com o mesmo código, sem resposta satisfatória.

Um remetente pode cumprir toda a boa prática de envio de e-mail que existe e, ainda assim, ser barrado por um código que ninguém precisa justificar.

Não é só um caso

Buscar pelo próprio código do erro é o suficiente para encontrar dezenas de administradores de e-mail, de empresas de portes variados, relatando o mesmo bloqueio abrupto — muitos sem qualquer histórico de reclamação de spam ou lista comprada. No Brasil, o mesmo padrão aparece em reclamações públicas sobre bloqueios da Microsoft/Outlook/Hotmail e em guias de mercado de e-mail marketing dedicados especificamente a explicar o problema para remetentes nacionais.

O que a lei brasileira já prevê

Recusa sistemática, sem critério transparente e sem canal de recurso real, de um concorrente de menor porte por parte de quem domina a infraestrutura de um mercado tem nome na legislação brasileira: abuso de posição dominante, tipificado como infração à ordem econômica pela Lei 12.529/2011, que rege o Cade. A Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/1996), no artigo 195, criminaliza a concorrência desleal. E o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) garante ao destinatário final — a pessoa que nunca soube que um e-mail foi barrado em seu nome — o direito à informação clara sobre serviços que afetam sua comunicação.

Não é hipotético: em agosto de 2025, a própria Opera submeteu ao Cade uma acusação formal contra a Microsoft por abuso de poder econômico, em outra frente (o navegador Edge pré-instalado no Windows). O mecanismo existe, está ativo, e já mira a mesma empresa.

A pergunta que falta ser feita

Ninguém pediu à Microsoft, ao Gmail ou a qualquer outro provedor um mandato para decidir, sozinhos e sem prestar contas, quais empresas brasileiras podem se comunicar com sua própria base de clientes. Enquanto isso não for investigado a fundo — pelo Cade, pelo Ministério Público, ou por ambos — a explicação oficial vai continuar sendo a mesma linha genérica, e quem paga a conta vai continuar sendo o remetente que nunca teve a quem recorrer.

Fontes e evidências: